
Na busca por crédito com juros baixos, duas opções se destacam: o empréstimo pessoal com garantia e o consignado. Isso porque ambos oferecem condições melhores do que outras opções de crédito, como o cheque especial, mas funcionam de formas distintas e atendem a públicos diferentes.
Mas, na prática, qual a melhor opção para a sua situação: empréstimo pessoal ou consignado? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Onde conseguir esse tipo de crédito?
A seguir, você confere qual a diferença entre empréstimo pessoal e consignado, e os requisitos e benefícios de cada um para avaliar e tomar a decisão mais inteligente. Continue a leitura e acompanhe!
Antes de compararmos as modalidades, é essencial entender a base de cada uma. Embora o empréstimo pessoal ou o consignado ofereça juros mais baixos, a forma como se garante essa vantagem é diferente.
O empréstimo pessoal com garantia é uma linha de crédito no qual você oferece um bem de alto valor (como uma casa, apartamento, sala comercial) como segurança para a instituição financeira.
Essa garantia diminui o risco da operação para o banco, o que faz com que ele ofereça melhores condições, como juros baixos e longos prazos de pagamento.
Já o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento (salário ou benefício) de quem solicita.
A garantia para o banco, neste caso, não é um bem, mas sim a certeza do recebimento todos os meses, já que o desconto ocorre antes mesmo de o dinheiro chegar à conta da pessoa.
Leia também: Quem pode fazer crédito consignado no Bari?
Ambas as modalidades são excelentes alternativas ao empréstimo pessoal tradicional, mas qual delas se encaixa melhor no seu perfil? Abaixo, analisamos os pontos fortes e fracos de cada uma para te ajudar a fazer a melhor escolha:
Tanto o empréstimo consignado quanto o pessoal com garantia oferecem taxas de juros mais baixas, pois ambos contam com uma segurança adicional para o banco.
Em alguns casos, o consignado pode ter taxas um pouco menores devido à segurança do recebimento, mas o empréstimo com garantia de imóvel compete de perto e pode oferecer juros até mais vantajosos.
Por isso, fazer a comparação direta do CET (Custo Efetivo Total) é essencial para ver quais taxas são mais vantajosas.
Aqui encontramos uma grande diferença. O empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, costuma permitir o acesso a valores muito mais elevados (até 60% do valor do imóvel) e prazos de pagamento mais longos (até 20 anos).
Já o consignado tem seu limite de crédito restrito pela margem consignável (um percentual do salário/benefício) e seus prazos, embora longos, são geralmente mais curtos (frequentemente até 7 ou 8 anos).
O empréstimo consignado é restrito a públicos específicos, como:
Por outro lado, o empréstimo pessoal com garantia é mais abrangente, exigindo apenas o bem (imóvel ou veículo) para oferecer como garantia, independentemente da sua categoria profissional.
Leia também: O que é empréstimo com garantia e quando vale a pena pedir
No empréstimo com garantia, o risco principal é a perda do bem (imóvel/veículo) em caso de inadimplência, pois ele fica alienado ao banco. No consignado, a garantia é o desconto no salário ou benefício, o que implica em ter uma parte fixa do orçamento comprometida e na necessidade de renegociar a dívida em caso de perda do emprego, por exemplo.
Por fim, neste ponto, as duas modalidades são muito semelhantes. O dinheiro do empréstimo consignado ou pessoal são, na grande maioria dos casos, de uso livre. Ou seja, você pode utilizar o valor para qualquer finalidade, sem precisar prestar contas à instituição financeira.
Leia também: Conheça as diferenças entre financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel
Como vimos ao longo deste artigo, a principal resposta para “qual a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado” reside na forma da garantia e na elegibilidade de quem pode contratar.
Ambas são excelentes opções de crédito com juros baixos, mas a escolha da melhor alternativa depende do seu perfil, do valor que você precisa e do prazo em que deseja pagar. Entenda melhor a seguir:
Essa é a escolha mais adequada para quem pertence ao público com acesso a essa linha, como pessoas aposentadas, pensionistas do INSS ou servidoras públicas.
Ele também se mostra vantajoso para créditos com valores menores ou médios, já que o limite é determinado pela margem consignável disponível na renda.
Além disso, é a principal alternativa de juros baixos para quem não possui um imóvel ou veículo para oferecer como garantia.
Esse tipo de empréstimo se destaca quando há necessidade de valores de crédito mais elevados, pois o limite está atrelado a uma porcentagem do valor do bem, seja um imóvel ou veículo.
Ele também é ideal para quem busca prazos de pagamento mais longos, que podem chegar a 20 anos, resultando em parcelas menores.
Como mencionamos, antes de escolher, avalie cuidadosamente sua situação, o valor necessário e compare sempre o CET (Custo Efetivo Total) das propostas para fazer a escolha mais inteligente.
E não deixe de conferir as condições especiais que o Banco Bari oferece tanto para empréstimo consignado como para empréstimo com garantia de imóvel! Acesse a página de cada produto, confira nossos benefícios e faça simulações para descobrir qual a melhor opção para você.
Leia também: É possível usar um imóvel de terceiro para pedir empréstimo?
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.