
Você sabia que o seu imóvel pode ser a chave para realizar grandes projetos, quitar dívidas ou investir no seu futuro financeiro?
O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, é uma das modalidades de crédito mais inteligentes do mercado, por oferecer taxas de juros baixas e prazos de pagamento longos.
Porém, uma das principais dúvidas que surgem na hora de considerar essa opção é: será que o meu imóvel se qualifica?
Este artigo foi criado para explicar como funciona o empréstimo com garantia de imóvel, apresentar quais são os critérios que os bancos avaliam e o que você pode fazer para aumentar suas chances de aprovação. Continue a leitura para conferir!
Se você já pensou em usar seu imóvel como uma ferramenta para conseguir crédito, já está no caminho certo para entender como funciona o empréstimo com garantia de imóvel.
Essa modalidade de crédito é muito simples: você utiliza um imóvel que já possui, seja uma casa ou apartamento, por exemplo, como garantia de pagamento para o banco ou instituição financeira. Em troca, a instituição libera um montante para você conforme o valor da propriedade.
A principal razão é a segurança que o banco tem na operação. Como o seu imóvel serve de garantia, o risco de inadimplência para a instituição financeira é muito menor. E é por essa redução de risco que o empréstimo com garantia de imóvel oferece condições muito mais atrativas do que um empréstimo pessoal comum.
As principais vantagens são:
Leia também: Como escolher empréstimos com juros baixos e garantir mais economia
O imóvel de garantia é o que torna o empréstimo mais seguro para a instituição financeira. Por isso, os critérios para a aceitação são rigorosos, pois buscam garantir que a propriedade possa ser rapidamente convertida em dinheiro, caso haja a necessidade de quitação da dívida.
Para a sua propriedade ser aceita nessa linha de crédito, ela passará por uma avaliação baseada em alguns critérios principais dos bancos, que costumam ser: documentação, localização e estado físico do imóvel.
Este é o ponto de partida. Sem a documentação em ordem, a avaliação do imóvel não avança. Esses costumam ser os arquivos solicitados:
A localização é um fator determinante para a aceitação do empréstimo com imóvel, pois influencia diretamente seu valor e sua liquidez (a facilidade de ser vendido):
Mesmo que a documentação esteja em ordem, o imóvel precisa estar em boas condições físicas para ser aceito. Por isso, outros critérios considerados são:
Leia também: Alvará de construção — o que é, qual sua importância e como obter
Embora a maioria das instituições financeiras aceite uma variedade de propriedades como garantia, existem alguns tipos de imóveis que são mais comuns e, por isso, possuem um processo de aprovação mais rápido e direto. Confira abaixo quais são!
Estes são, de longe, os tipos de imóveis mais aceitos. Eles são a forma mais segura de garantia para os bancos, pois possuem um mercado de compra e venda muito ativo.
Para aprovação, o imóvel deve estar com as contas em dia, habitável e com toda a documentação de construção e propriedade em ordem. Ele pode ser uma casa, um sobrado ou um apartamento em prédio residencial.
Propriedades com finalidade comercial, como salas, escritórios, lojas e até pequenos galpões, também podem ser aceitas como garantia.
Aqui, a localização e a finalidade comercial do imóvel são os principais pontos de análise. A instituição financeira avalia o potencial de valorização e, em alguns casos, a possibilidade de renda com aluguel.
A aceitação de terrenos é bem mais restrita e menos comum do que a de imóveis já construídos. Apesar da maioria das instituições financeiras não aceitarem terrenos não edificados como garantia, existem alguns bancos que avaliam a situação.
Quando aceitos, geralmente são terrenos localizados em condomínios residenciais ou em áreas urbanas de alta valorização. Mas, o percentual do valor de empréstimo sobre o valor do terreno costuma ser mais baixo do que o de uma casa ou apartamento.
Em geral, imóveis rurais não são aceitos. A exceção são as pequenas propriedades de lazer ou chácaras localizadas próximas a áreas urbanas. Já as grandes fazendas ou propriedades com foco em produção agrícola não são usadas como garantia em empréstimos de home equity, pois exigem uma avaliação mais complexa e têm uma liquidez menor.
Leia também: Avaliação de imóveis — o que é, para que serve e como funciona?
Agora que você já sabe como funciona o empréstimo com garantia de imóvel e os principais critérios de aceitação, o passo mais importante é a preparação. No Banco Bari, como especialistas nesta modalidade de crédito, sabemos que a aprovação depende de uma série de fatores.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se preparar e aumentar suas chances de ter o empréstimo aprovado. Confira!
A documentação é a etapa mais crítica. Antes mesmo de iniciar a busca por crédito, confira se a matrícula do seu imóvel está atualizada e que não há pendências de IPTU, condomínio ou outras dívidas. Ter todos os arquivos organizados e sem erros agiliza a análise de crédito e demonstra sua responsabilidade.
Embora o empréstimo seja garantido por um bem, a instituição financeira ainda avalia o seu histórico de crédito para entender seu comportamento como uma pessoa pagadora.
Por este motivo, mantenha suas contas em dia, evite o superendividamento e procure não ter o nome sujo. Um bom histórico de crédito pode até mesmo influenciar nas taxas de juros oferecidas.
Leia também: Como limpar o nome? Dicas de organização e boas práticas financeiras
Durante a avaliação, o estado de conservação do seu imóvel será analisado. Por isso, vale a pena investir em pequenas reformas e manutenções, como melhorar uma pintura descascada, consertar vazamentos ou realizar reparos básicos. No caso do empréstimo com garantia de imóvel, melhores taxas e condições podem ser obtidas, por transmitir cuidado e segurança para a instituição.
As condições para o empréstimo com garantia de imóvel variam muito entre os bancos e financeiras. Por isso, é fundamental pesquisar e comparar as taxas de juros, os prazos de pagamento e os percentuais de avaliação do imóvel.
Ao escolher a instituição financeira, a experiência e a transparência fazem toda a diferença, afinal, você precisa de segurança e confiança para usar seu patrimônio como garantia.
No Banco Bari, por exemplo, somos especialistas em transformar seu patrimônio em uma solução de crédito inteligente. Você pode obter até 60% do valor do seu imóvel, para usar como quiser: seja para quitar dívidas, investir no seu negócio ou realizar um grande projeto.
Conquiste a tranquilidade financeira que precisa, sem abrir mão do seu lar. Venha simular o empréstimo com garantia de imóvel do Banco Bari e conheça todas as condições especiais que temos para você!
Leia também: As 5 principais maneiras de investir em imóveis
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.