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Você sabe como fazer um plano de negócios para sua empresa? Esse documento ajuda a traçar estratégias e entender como estão seus produtos e serviços, qual é a demanda do mercado e quais são seus clientes, concorrentes e fornecedores.
Devido a suas características, o plano de negócios serve como um guia. Ele direciona as próximas ações a serem tomadas e contribui para as tomadas de decisão. No entanto, isso é conseguido somente se você souber como elaborar um plano de negócios eficiente.
Por isso, vamos apresentar mais detalhes sobre esse documento e traz o passo a passo para fazer o seu. Confira!
O plano de negócios é um documento que apresenta os objetivos organizacionais. Também destaca quais ações devem ser adotadas para alcançá-los e para reduzir os riscos e as incertezas.
Ao definir todos esses detalhes, é possível descobrir a viabilidade da sua empresa nos aspectos estratégico, operacional, mercadológico e financeiro. Para isso, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado. Por meio dela, são utilizados dados reais sobre o negócio e o contexto em que ele está inserido.
É por isso que saber como montar um plano de negócios é tão importante. Com a adoção de dados reais, você identifica os principais erros cometidos e passa a evitá-los. Além de aumentar a sua chance de sucesso, essa prática também contribui para o bom andamento da empresa e sua sustentabilidade financeira.
O objetivo deste documento é verificar se a sua ideia é viável. Assim, é possível saber se há demanda para o seu produto ou serviço e se existem riscos que podem impactar o seu planejamento.
Nesse sentido, existem vários motivos que justificam a adoção do plano de negócios. Entre eles estão:
Agora que você entendeu quais são os objetivos e as vantagens do documento, que tal ver o passo a passo para fazer um plano de negócios? Confira as diferentes etapas!
A primeira parte consiste no sumário executivo. Esse é um trecho que resume as informações mais relevantes. Ele deve descrever:
Apesar do grande número de informações, o sumário executivo é objetivo. Ele deve ter, no máximo, duas páginas. Além disso, vale a pena deixá-lo por último. Isso porque ele resume todos os outros pontos.
A análise de mercado deve ser abrangente para garantir que você identifique quem são seus clientes, quais são os potenciais fornecedores e como está a concorrência. Por isso, para saber como elaborar um plano de negócios, é preciso entender que essa etapa é dividida em parte. Conheça todas elas:
Segmentação de clientes
É preciso entender quem são e quais são os hábitos de consumo. Considere:
Análise da concorrência
Verifique quais empresas atuam no mesmo segmento de atuação. Caso tenha um estabelecimento físico, avalie quais estão próximos da sua empresa.
Por quê? É por meio da análise da concorrência que você saberá quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles. A partir disso, consegue identificar oportunidades e aprendizados. Por isso, é importante fazer os seguintes questionamentos:
Aqui, pense em contextos desfavoráveis. Eles são imprescindíveis para descobrir os potenciais erros e evitá-los.
Leia também: 10 dicas para vender mais e melhor
Análise de fornecedores
O último aspecto do tripé da pesquisa de mercado é a análise de fornecedores. Ainda assim, ela é indispensável para saber como fazer um plano de negócios.
Nesse caso, os fornecedores serão aqueles que disponibilizarão equipamentos, matérias-primas e outros itens necessários ao funcionamento. Assim, é importante considerar os seguintes aspectos:
Essa parte do plano de negócios descreve os produtos de forma detalhada. É preciso trazer informações sobre:
Além disso, defina as estratégias de venda e como eles chegarão aos clientes. Para isso, vale a pena responder aos seguintes questionamentos:
Essa é a parte do plano de negócios que descreverá como a empresa vai funcionar. Aqui, devem estar descritos os passos para vender seu produto ou prestar o serviço. A ideia é saber quanto você consegue vender em certo período.
Para isso, é preciso pensar sobre:
Defina também os cargos existentes e quais são os responsáveis. Caso você tenha um estabelecimento físico, especifique a disposição da loja ou escritório.
Essa é a última parte do plano de negócios, mas é uma das mais importantes. Defina todas as questões que envolvem dinheiro. Por exemplo:
Avalie também os custos que você já definiu nas etapas anteriores. Eles são relativos a:
Observe, ainda, que o investimento total a ser realizado é subdividido. Ele pode ser:
Lembre-se de que esse passo a passo para fazer um plano de negócios também deve fazer você pensar em diferentes cenários. Faça simulações de contextos que contemplem sua empresa em uma situação positiva e outros em que ela está com problemas.
Então, que tal aplicar essas dicas sobre como fazer um plano de negócios? Mesmo que sua empresa ainda esteja em processo de abertura, é esse documento que definirá as próximas etapas para você ter mais acertos do que erros. Agora é só começar!
Quer ter mais chance de sucesso? Aproveite e leia sobre o que é o capital social da empresa e como defini-lo!
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